O Comitê Editorial da Revista Temporalis divulga a edição de nº 47 do periódico, que tem como tema “Política de educação no Brasil contemporâneo”, que visa refletir sobre as determinantes históricas da educação no Brasil e suas atualizações no cenário contemporâneo.
Clique aqui e confira.
“A educação deve ser vista para além do letramento formal (Freire, 2000) ou da formação para o mercado de trabalho. Sem deixar de contemplar essas características, é preciso enfatizar a existência, na sociedade brasileira, de uma disputa para que a educação, em todos os níveis, seja um espaço mais amplo onde se formem seres humanos autônomos, sendo o desenvolvimento do pensamento crítico condição imprescindível para tal. Esse nos parece o epicentro das divergências no diagnóstico dos problemas presentes na política de educação do Brasil contemporâneo e que se encontram em debate nesta edição”, destaca o editorial do periódico.
Como bem pontua o editorial, a política de educação está na ordem do dia da conjuntura brasileira e, entre os assuntos abordados na edição estão o desfinanciamento público da Educação, as lutas pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM - Lei nº 13.415/2017), cotas raciais, além de reflexões sobre o trabalho de assistentes sociais na política de educação.