Contato: Endereço eletrônico: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf |
Objetivo do Grupo/Diretório: Objetiva investigar as configurações do poder em diferentes dimensões das relações sociais e práticas coletivas, nos contextos culturais, sociais e políticos, nas quais estão inseridas tais práticas, no meio urbano e rural. No plano teórico a interdisciplinaridade busca enriquecer as análises com base em diferentes perspectivas/olhares sobre os objetos de pesquisa e a promoção do diálogo entre as ciências sociais na construção do conhecimento. Institucionalmente o grupo tem o compromisso de fortalecer as relações entre atores sociais diversos (movimentos sociais, entidades, ONGs) e a Universidade Federal de Pernambuco. Outro aspecto é favorecer a construção de vínculos entre pesquisadores (as) deste grupo com outros grupos de trabalho de Universidades do país e do exterior. |
|
Linhas de Pesquisa:
*Mônica Rodrigues Costa é assistente social e professora associada da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Tem experiência na área de Ciência Política e de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, identidades coletivas, juventude, gênero, política de saúde. MENEZES, Jaileila de Araújo; COSTA, Mônica R. “Festa estranha com gente esquisita”: desafios e possibilidades para a participação juvenil. IN: CASTRO, Lucia Rabello; PRADO, Marco A. MAXIMO; MAYORGA, Claudia. Juventude e a experiência da política no contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. Contra Capa, 2012. COSTA, Mônica R.; MENEZES, Jaileila de Araujo; SAMICO, Shirley de Lima. Para Além das rotas preestabelecidas: as tensões de gênero em um mutirão de grafite. Revista Athenea Digital - 13(3): 57-74 (noviembre 2013) -ARTÍCULOS- ISSN: 1578-8946. COSTA, Mônica R.; Menezes, Jaileila de A. O Diálogo Entre os Diferentes Sujeitos ao Longo dos Processos de Produção do Conhecimento. I Simpósio Internacional de Metodologias Participativas na Construção do Conhecimento. Universidade Federal de São Paulo, julho de 2015.
|
|
|