Contato: Endereço eletrônico: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9394537421193213 |
|
Linhas de Pesquisa:
*Wanderson Fabio de Melo: docente do curso de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense/Rio das Ostras. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, Formação sócio-histórica, História Contemporânea, História do Brasil, História do Trabalho e Questão Social. MELO, W. F. A Comuna de Paris e a educação: esforços para o ensino na perspectiva da humanidade social. PUCviva Revista, v. 40, p. 67-72, 2011. MELO, W. F. A Comuna de Paris e a educação: lutas dos trabalhadores e o ensino na perspectiva da humanidade social. História Revista (UFG. Impresso), v. 2, p. 113-135, 2011. MELO, W. F. Marx e a educação na Comuna de Paris. In: Anais do Marx e Marxismo 2013: Marx hoje, 130 anos depois. Niterói-RJ: EDUFF, 2013. MELO, W. F. A Comuna de Paris e a educação: a luta pela escola pública, gratuita, laica e universal e a recuperação de um debate para a historiografia. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH. São Paulo: Editora da ANPUH-SP, 2011. p. 1-14. *Ramiro Marcos Dulcich Píccolo: Atualmente, é professor Adjunto IV da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO). Atua na área do Serviço Social, com ênfase na formação profissional, a partir dos temas: capitalismo contemporâneo; América Latina; Questão Social, Estado e Serviço Social. DULCICH, Ramiro. Cuestión social, vida cotidiana y debates en Trabajo Social. Tensiones, luchas y conflictos contemporaneos. 1.ed. Buenos Aires: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2011. *Katia Iris Marro: assistente social, professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO). Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, movimentos e lutas sociais, formação política, processos de trabalho e política social. Abramides, Maria Beatriz Costa; Duriguetto, Maria Lucia; Ribeiro, Sâmbara Paula; Marques, Morena; MARRO, K. I. GTP Movimentos Sociais e Serviço Social. Temporalis, v. 2, p. 183, 2014. MARRO, K. I. Serviço social e movimentos sociais: reflexões sobre experiências de extensão universitária. Temporalis (Brasília), v. 2, p. 317-342, 2011. Dulcich, R.; MARRO, K. I. Socialismo desde Abajo - cuando la auto-organización de los subalternos cuestiona los mecanismos socio-asistenciales de contra-insurgencia. 1. ed. Buenos Aires: Herramienta, 2013. v. 1. 296p. MARRO, K. I. O que a universidade pode aprender quando coloca seus pés em um acampamento sem terra?. In: Abramides, Beatriz; Duriguetto, Maria Lucia. (Org.). Movimentos sociais e Serviço Social: uma relação necessária. 1ed. São Paulo: Cortez, 2014, p. 278-294. MARRO, K. I. La organización de los trabajadores desocupados y el enfrentamiento de la cuestión social: Un componente de contrainsurgencia en la política social argentina?. In: MALLARDI, Manuel; MADRID, Liliana & OLIVA, Andrea. (Org.). Cuestión social, reproducción de la fuerza de trabajo y políticas de asistencia. 1ed.Tandil: Universidada Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2011, v. 1, p. 77-106. MARRO, K. I. O que a universidade pode aprender a partir de uma experiência de extensão com movimentos sociais?. In: XIV ENPESS. Natal, 2014. MARRO, K. I. Problematizando la dimensión pedagógica del Trabajo Social en el trabajo junto a movimientos sociales. In: XX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social. Cordoba, 2012. *Maria Raimunda Penha Soares: Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: fetichismo da mercadoria, Cultura e processos de subjetivação, educação popular, movimentos sociais e cultura afro-brasileira, comunidades quilombolas no Brasil. SOARES, M. R. P. Objetivação de direitos nos limites do capital e lutas sociais: contribuições do debate contemporâneo para o Serviço Social. Em pauta, Rio de Janeiro: UERJ, 2011. *Suenya Santos da Cruz: assistente social, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde mental, Serviço Social, agricultura familiar e camponesa, questão agrária, movimentos sociais camponeses, trabalho e reprodução social no espaço agrário. CRUZ, S. S. Uma contribuição crítica ao capitalismo verde em busca de uma saída ecossocialista. In: 15o CBAS - 80 anos do Serviço Social no Brasil: a certeza na frente e a história na mão. Recife, 2016. CRUZ, S. S. O campesinato na luta de classes. In: XIII ENPESS - Serviço Social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão. Juiz de Fora, 2012. MOREIRA, E. M.; MORO, M. D.; CRUZ, S. S. Reforma Agrária Brasileira: entre a despolitização e a repolitização do debate. In: SANTOS, C.; MENEGAT, M.; FIGUEIRA, R. R. Estados da plebe no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Outras Expressões, 2013. *Cristina Maria Brites: professora Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Ética e Direitos Humanos. BRITES, C. M. Valores, ética, direitos humanos e lutas coletivas. In: Valeria Forti; Cristina Maria Brites. (Org.). Direitos Humanos e Serviço Social: polêmicas, debates e embates. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, v. 1, p. 53-70. |
|
1. Objetivo geral: O programa se propõe contribuir com a consolidação de experiências de formação política e humana; de articulação e de visibilidade das ações de organização e resistência de grupos e comunidades quilombolas, movimentos sociais e populares, tanto rurais quanto urbanos. Para isso privilegiamos a articulação com outros centros de formação e educação popular (a exemplo da ENFF), com movimentos sociais (MST, Movimento Chega de Estupros, etc) e outras universidades da região (docentes do Curso de Nutrição da UFRJ) na perspectiva da defesa dos direitos humanos e da cidadania, destacando-se ações de formação política; de resgate da cultura e de resistência sócio-cultural; e de afirmação de uma concepção integral de saúde. Também acompanhamos eventos organizados pelos movimentos sociais locais (como o 8 de março; o Grito dos Excluídos; os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher), pelo seu significado na luta pela ampliação dos direitos sociais e a qualificação das políticas públicas. Esta proposta nasce em 2011 e desde então busca articular as diversas ações de extensão dos Cursos de Serviço Social e Enfermagem, destacando-se também projetos interdisciplinares como a 'Semana de Cultura Afro-brasileira em RO'. Através de uma estratégia interdisciplinar e de metodologias participativas construídas pelos esforços conjuntos de um grupo de alunos e professores dos Cursos de Serviço Social e Enfermagem da UFF de RO, orienta-se em uma perspectiva integral de direitos humanos que pretende alargar as margens, não apenas do processo de ensino-aprendizagem, mas também da própria função social da Universidade Pública. Início em 2011, em andamento. 2. Responsáveis: Professores Katia Marro; Maria Raimunda Penha Soares; Ramiro Dulcich; Suenya Santos da Cruz; Susana Maia (Curso de Serviço Social); Elizabeth Barbosa Vasconcelos e Hayda Alves (Curso de Enfermagem); Jéssica Monteiro e Dayse Oliveira (Assistentes Sociais). Contato (katiamarro@gmail.com) 3. Movimentos e organizações com os quais trabalha: MST, movimento quilombola, movimento feminista 4. Outras produções relacionadas: MONTEIRO, Jéssica. Das trincheiras de contra-hegemonia em tempos sombrios: Contribuições de uma experiência de extensão universitária com processos de formação política junto ao MST. Rio das Ostras, CURO-UFF, Trabalho de Conclusão de Curso, 2014. OLIVEIRA, Dayse. O Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e os desafios para a construção de novas formas de assentamento: o caso do assentamento Osvaldo de Oliveira em Macaé. Rio das Ostras, CURO-UFF, Trabalho de Conclusão de Curso, 2014. |
|
SIRELLI, P. M.; Castro e Castro, M. M.; FARAGE, E. Condições de Trabalho dos assistentes sociais e a luta pelas 30 horas. 2011. MARRO, K. I.; Dulcich, R.; TEIXEIRA, E.; BARBOSA, E.; ALVES, H. Universidade Pública e luta pela terra na região. 2013. |